Conheça as situações que pedem suplementos vitamínicos
Um dos assuntos mais controversos da medicina moderna é a suplementação de vitaminas e minerais em pessoas saudáveis. A constante busca por uma vida mais longa e saudável costuma motivar o consumo desses produtos. Todo mundo quer melhorar o que já tem, mesmo que o que se tenha seja considerado uma boa saúde.
Cada uma das vitaminas seria tema para um texto inteiro, por isso, em vez de discorrer sobre quem é saudável e definiremos quem pode vir a sofrer de uma carência vitamínica e que mereça uma eventual suplementação.
Gestantes
As gestantes têm benefício comprovado na suplementação de ácido fólico e ferro, que diminuem o risco de má formação fetal e de anemia, respectivamente.
Pessoas com mais de 60 anos
Não pela idade em si, mas pela prevalência maior de doenças e de uso de medicações que afetam a absorção vitamínica e menor exposição ao sol, pessoas nessa faixa etária podem se beneficiar de uma investigação quanto a carência de vitamina B12 e vitamina D.
Pacientes com problemas gastrointestinais e praticantes de dietas restritivas
Pessoas que sofrem de doenças intestinais, que passaram por cirurgias para tratar a obesidade ou que sofrem de problemas nutricionais devido a hábitos de vida, como o etilismo ou dietas muito restritivas merecem uma atenção especial e podem ter carência de diversos minerais e vitaminas.
Quem tem problemas no fígado
Pessoas que sofrem de hepatite gordurosa (a inflamação causada pela “gordura no fígado) podem se beneficiar da suplementação de vitamina E.