Prepare-se para o sucesso em 2018

Conheça técnicas motivacionais para atingir suas metas e objetivos no novo ano

sea-crest-new-years-2018-desktop

Com o início de 2018, é hora de começar a olhar para trás ao longo do ano que passou e planejar o que está por vir. Cerca de 45% das pessoas criam resoluções de Ano Novo como um rito de passagem. Após uma estação de excessos, o início do ano novo geralmente convoca um senso auto-imposto de ascetismo. Nós prometemos comer apenas alimentos saudáveis, beber apenas em ocasiões especiais, renunciar a todo o açúcar, exercitar-se todos os dias e apenas dizer coisas agradáveis. Soa familiar?

Qual foi a sua resolução no ano passado? Quanto tempo você manteve essa ideia de mudança? Você já definiu metas para 2018? Seus objetivos são realistas? A palavra “resolução” faz você se encolher? (Nós podemos entender.)

As resoluções não funcionam para a maioria das pessoas, apesar das melhores intenções. Na verdade, apenas 20% delas são de fato concretizadas. É por isso que nós, da Gaia Seven, vamos ajudar você a definir os objetivos mais adequados para serem atingidos com sucesso (e compartilhamos o segredo sobre como saber se você terá sucesso ou não), então veja como podemos fazer mudanças simples e duradouras em todos os aspectos da nossa vida. Antes de mais nada: Saiba que você não precisa definir as resoluções de Ano Novo, no ano novo! Enquanto o 1º de janeiro marca o início de um novo ano civil, não é a única transição natural durante o ano, e talvez não seja o momento certo para você. Você pode se sentir tentado a mudar sua vida no início do ano, época de renascimento e crescimento. Ou, talvez no fim ou o início  do ano letivo – seja você aluno, professor ou pais – já que este período inspira avaliar seus objetivos. Seja qual for o tempo certo para você, será a SUA hora certa. Com isso em mente, saiba o que vai garantir seu sucesso de longo prazo.

T_0217_eating-healthily_179013608_A
A Ciência atrás das Resoluções de Ano Novo

A ciência por trás das resoluções diz que falhar é fascinante. Alguns especialistas dizem que é porque colocamos o que desejamos no meio do “arrependimento do feriado”. Nós deixamos o pêndulo da vida saudável balançar muito longe para um lado, então nós damos um empurrão. Outros pesquisadores citam a procrastinação cultural e a síndrome da falsa esperança. Podemos usar as próprias resoluções como uma forma de nos motivar em vez de confiar na motivação intrínseca, que é uma maneira mais bem-sucedida de incentivar qualquer objetivo (falaremos disso mais tarde). Ou, estabelecemos metas que nos fazem sentir bem, mas são muito grandes ou elevadas demais para que possamos atingir. Começamos motivados e entusiasmados, mas com o passar do tempo não conseguimos alcançar o que pretendemos, perdemos a esperança e voltamos aos velhos hábitos.

 O segredo para atingir seus objetivos 

Há uma maneira secreta de determinar se você realmente vai atingir seus objetivos do ano. É chamado de modelo trans-teórico (MTT) de mudança comportamental. Se você deseja perder peso, parar de fumar, plantar um jardim ou parar de reclamar, o MTT pode ser uma ferramenta útil para avaliar o quão pronto você realmente está para mudar sua vida. Em resumo, isso ajuda você a reconhecer onde está e não onde você acha que deveria estar. Se você nunca correu 1km sequer, mas espera correr uma maratona, isso lhe mostra o quanto você não está pronto para conseguir. O MTT não se destina a desencorajá-lo a estabelecer grandes metas; no entanto, ele permite que você avalie seus desejos de uma perspectiva realista. Este conceito foi criado com sucesso para ajudá-lo a criar e executar novas metas tangíveis, aprendendo-as e projetando-as.

1412841.large

Modelo de etapas de mudança 

Então, qual é o modelo trans-teórico da mudança comportamental? Também chamado de modelo de etapas de mudança, ele observa sua vontade de mudar e identifica cinco fases de motivação:

1. Pré-instalação: Você não está pensando em mudar e está contente de onde está.
Ex: § Você é fumante, e não tem planos de parar.
§ Você não se exercita e não quer começar.

2. Contemplação: Você está pensando em fazer uma mudança.
Ex: § Você é fumante, e está pensando em deixar de fumar, mas não tomou nenhuma providência.
§ Você não se exercita, mas você acha que talvez você comece.

3. Preparação: Você ainda não está mudando, mas está fazendo planos para fazê-lo.
Ex: § Você ainda está fumando, mas falou com o seu médico, estabeleceu uma data para parar e abasteceu-se de chiclete e doces.
§ Você não começou a se exercitar, mas comprou tênis novos e se inscreveu em uma academia para começar no próximo mês.

4. Ação: Você está fazendo isso! Você está tomando as providências necessárias para mudar e praticar seus novos comportamentos / hábitos.
Ex: § Faz três semanas desde o seu último cigarro!
§ Você foi à academia duas vezes esta semana e três vezes na semana passada.

5. Manutenção: seus novos comportamentos estão se tornando parte do seu estilo de vida, e você não precisa pensar sobre eles tão ativamente e com a freqüência como fez no início.
Ex: § Você não se lembra da última vez que desejou um cigarro.
§ Você tem uma rotina: Zumba às segundas-feiras, caminhada às quartas-feiras e yoga nas sextas-feiras.  Você ama isso!

Toda vez que você se propõe a mudar um comportamento, considere onde está neste modelo primeiro. Se você ainda estiver no estágio 1 (pré-instalação), precisa ser realista consigo mesmo: seu comportamento não mudará. No entanto, a qualquer momento, você pode se motivar a mudar para o estágio 2 (contemplação), o que aumenta sua probabilidade de sucesso. Uma vez que está na estrada para um novo você, sabe que pode retroceder para um estágio anterior – é perfeitamente normal e não significa que falhou. Você sempre pode começar de novo.

comida saudavel

O que o Motiva (e isso será suficiente)?

O que o motiva a mudar? Este é o outro componente-chave do sucesso quando se trata de definir metas. Há outra teoria, chamada de Teoria da Autodeterminação, que rompe a motivação em cinco formas:

:: Motivação intrínseca: Este é o tipo de motivação mais eficaz, porque vem de dentro. Você quer mudar porque está genuinamente interessado em fazê-lo. Você acha a atividade ou o novo comportamento divertido ou agradável.
Ex: § Você gosta do sabor dos vegetais, então come mais.
§ Você gosta da sensação de trabalhar, então faz isso quase diariamente.

:: Regulação integrada: Seus objetivos se tornam parte de sua personalidade. Você se vê como parte deles.
Ex: § Você se chama de iogue e se sente como parte da comunidade de yoga.
§ Você se vê como uma pessoa saudável, então compra comida nutritiva e ignora facilmente as coisas processadas.

:: Regulação identificada: Você faz algo porque está ajudando a alcançar um objetivo, mas pode não gostar muito disso.
Ex: § Você vai para a yoga porque sabe que isso ajudará você a ser mais saudável, mas ainda acha “chato” praticar.
§ Você come seu brócolis porque sabe que os vegetais são nutritivos, mas ainda não acha saboroso.

:: Regulamentação introjectiva: Você sente que deve fazer alguma coisa, então faz como uma obrigação e se sente culpado.
Ex: § Você não quer parar de fumar, mas seu parceiro está implorando por anos, então você está tentando.
§ Você realmente não pensa que yoga é para você, mas seu amigo o forçou a fazê-lo.

:: Regulação externa: Você apenas faz algo para evitar a punição ou para ser premiado.
Ex: § Você concorda em parar de fumar porque terá que pagar mais pelo seu seguro.
§ O seu local de trabalho está patrocinando um desafio de perda de peso, e você se junta porque realmente pode usar o dinheiro.

Como você pode ter suspeitado lendo esta lista, a ordem é do mais efetivo ao menos eficaz. Armado com esta informação, você pode determinar o quão pronto você está para mudar e o que o está motivando para fazer uma mudança em seu comportamento, então defina alguns objetivos que realmente funcionarão para você.

Meditation_Goleman

18 Objetivos a serem considerados em 2018

Além dos objetivos usuais, aqui estão alguns que valem a pena considerar para este ano (depois de avaliar se eles são certos para você, é claro):

  1. Plante um jardim, ou comprometa-se a comprar alimentos naturais e/ou orgânicos.
  2. Seja mais saudável. Evite carnes de difícil digestão e coma mais legumes.
  3. Seja verde. Faça seus próprios produtos de limpeza.
  4. Comprometa-se a levar suas próprias sacolas retornáveis ao mercado.
  5. Pare de reclamar. Decida-se em ser positivo e mentalmente pró-ativo.
  6. Desconecte-se. Desligue seu celular duas horas antes de ir para a cama, ou defina um dia na semana sem tecnologia.
  7. Agradeça antes de comer ou ir para a cama.
  8. Exercite-se diariamente por pelo menos alguns minutos. Levar seu cachorro para passear, por pelo menos 10 minutos, também conta!
  9. Saia da cidade. Compromete-se a passar mais tempo na natureza.
  10. Doe-se. Encontre em sua semana uma forma de ajudar outras pessoas.
  11. Nunca pare de aprender. Inscreva-se para uma aula de idiomas, junte-se a um círculo de tricô ou em uma aula de jardinagem, não importa a atividade, mantenha a mente ativa. Leia mais.
  12. Mantenha a mente calma. Comece com uma pequena prática de meditação para concentrar-se no aqui e agora.
  13. Coma mais vegetais. Não importa o tipo de dieta que você segue, todos podemos adicionar mais verduras em nosso prato.
  14. Organize-se. Reserve alguns minutos do dia para manter seu espaço de trabalho arrumado e organizado, o mesmo vale para sua casa.
  15. Experimente novos alimentos. Seja uma receita nova ou uma fruta exótica, experimente alimentos saudáveis ​​para manter seu paladar feliz.
  16. Encontre tempo para se cuidar. Lembre-se que temos de cuidar primeiro de nós mesmos.
  17. Evite o estresse. Respire calma e profundamente, especialmente em situações estressantes, assim nenhuma reação será precipitada.
  18. Pense melhor. Antes de tomar uma decisão pondere e pense antes de reagir na hora da raiva, lembre-se “existem três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.

Tenha como objetivo verificar sua respiração diariamente. Considere se deve implementar estes ou quaisquer objetivos em sua vida, certifique-se de definir um objetivo palpável. Reveja periodicamente suas motivações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s